sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TRÊS VEZES, SIM!

Tenho três Anas em minha vida.
Costumo dizer que elas são meu trio caipira.
Brinco com o número três.
Elas são minhas "Três Patetas", meu "Trio Maravilhoso Regina" (só os mais antiguinhos sabem a que me refiro), meus "Três Reis Magos", minha "Santíssima Trindade".
Minhas meninas são meu chão, meu sal, minha ligação com essa coisa chamada vida, meu elo com o mundo.
Elas me empurram, me levam a lugares que eu nem sabia que pudessem existir em mim.
Vou à lua e ao inferno em questão de segundos. Me colocam na lona e me estendem a mão.
A primeira tem o nome de Tatiana, embora a ideia fosse ser, simplesmente, Tatí, assim como a origem de seu nome, o filme e a música "Tati, a garota".
Sei que é um filme triste e uma música de cortar os pulsos mas, ambos, são tão lindos que não achei saída pra externar o impacto que eles me causaram, tive que dar esse nome ao meu primeiro amor incondicional. Daí, Tatí.
Mas me encheram o saco, dizendo que isso não era nome, era apelido. Abri a guarda e aceitei Tatiana.
A outra razão é que adoro os russos, compositores, escritores, dramaturgos, bailarinos, devo ter sido russa em outra encarnação e esse espírito se apossou do meu corpinho.
Tinha um amigo, que já foi dessa pra melhor, que a chamava de Tanitchka, ele dizia que esse deveria ser o diminutivo de Tatiana, que já era diminutivo de Tania e que, portanto, minha filha tinha um apelido e não um nome. Agora, pode? Tatí não podia por ser apelido e acabei em outro. Devia ter seguido meu instinto, droga!
No final, essa bagunça teve uma influência determinante em sua personalidade. Ela é um ser multifacetado, inesperado, contraditório, surpreendente.
Não esperem coerência dela, não esperem o mais fácil, a rotina, ela se transforma todo santo dia e haja fôlego pra acompanhar seu raciocínio (que é matador), sua fome de viver (tem que ter um banquete por dia), sua garra (insiste até conseguir o que quer). Me preocupo com as pancadas que ela pode receber mas ela não tem medo, vai de peito aberto e, se tiver que sofrer, sofre feito gente grande, arranca todos os cabelos e, aos poucos, volta pro jogo. Mas quando está feliz o sorriso é permanente, vê-se passarinhos em volta de sua cabeça.
Ela é assim, escancarada, despudorada, segura de quem é, naquele momento. Porque Tatí aparece em um dia, no outro é a Tanitchka, Tania, Tatiana, Tí, praticamente, as "Três Faces de Eva", olha aí o três, novamente!
Minha Mariana, meu segundo amor, deveria ser, simplesmente, Nana. Origem: minha venerada Nana Caymmi, que, também, não se chama Nana. Mais uma vez estava às voltas com um apelido. E, de novo, cedi. O.K. vai ser Mariana! Se é para o bem do povo... etc, etc,e tal. Ela também é Noca, Maricota, Cota, Cleyde (não me pergunte por que, coisas de Tatí!).
Maricotinha é mais sensível que corda de violino, mais aberta que perna de bailarina, tem ouvido apurado e canta que nem minha musa, só que em outro registro. É afinada na voz e afiada no humor.
Brinca e ri como se, ainda, fosse criança. Pensando bem, ela é. Uma criança grande com um coração enorme. Geniosa, teimosa, chorona, perguntadeira. Grita por atenção, mas em silêncio. É um livro aberto. O perigo é que todos podem ler exatamente o que está escrito, não há entrelinhas, e assim, ela se expõe. Demais da conta, até!
Também, ela, faz jus ao apelido referencial. Ela é muito Nana Caymmi, não esconde nada, manda na lata!
Finalmente, Bee. Nome: Fabiana. Origem: acaso. Meu terceiro e derradeiro amor.
Deixa eu explicar direito, se não vai parecer que eu não tive a mesma dedicação na escolha.
Eu tinha duas filhas terminadas em ana, então que fosse mais uma, pra não perder a rima.
E, sabe o que aconteceu quando ela nasceu? Olhei pra carinha dela e lá estava uma abelhinha, pequenininha, com olhos de farol, grandes e claros. Pronto, tinha nascido a Bee, um apelido que originou o nome. Fugi tanto dos apelidos que perdi o rumo e voltei ao mesmo lugar.
Bizoca, Bizica, Beiça (Tati, de novo, porque ela tem lábios fartos, bocão pra qualquer Jolie invejar).
Linda, um trapo qualquer vira Valentino no seu corpo. Tem atitude e classe. Porte de rainha e uma curiosidade inesgotável. De tudo quer entender e vive a perguntar.
Foi uma criança arteira. Certa vez, subiu por uma porta de vidro, literalmente, como se tivesse ventosas.  
E ela veio ao mundo pra polinizar. Vai depositando sementes de alegria por aí.
Sua mente é inquieta e aguda. Vai pela vida levando mel e, às vezes, dando ferroadas.
Não para quieta, vai espalhando suas coisas pela casa.
Seu quarto é sua colmeia, mas ela não se limita a ele. O mundo é sua casa e ela quer, sempre, voar.
Sofre de uma inacreditável memória curta, para o bem ou para o mal. Se estressa fácil, e, facilmente, muda de humor. Ciclotímica nata. Exemplo clássico de "hoje sou um, amanhã sou outro".
Adora brigar mas desconfio que é pra fazer as pazes. Ama com paixão, dá-se de verdade e vai à luta desarmada. Tem cara e coragem. 
É uma boba gigante, faz-se dela o que se quer. Quando dá por si, já era, foi, só resta rir e continuar. É espaçosa, há que se por limites.
Mas é pelo clã. Mostra o ferrão quando alguém se atreve a criticar um de nós. Nos protege, mesmo que não precisemos. Ferroa, sem piedade!
Não é fácil ser mãe dessas loucas, é uma trabalheira insana. É heavy metal, é pauleira!
Mas, se três vidas eu tivesse, três vezes escolheria ser mãe dessas "Três Graças".
Um filme, uma voz, um olhar, que mais eu quero da vida?

7 comentários:

  1. Mães me emocionam.
    LINDO!
    Chorei seriamente!rs

    ResponderExcluir
  2. Mas diz ai: tem dias que vc quer que a voz pare de falar "Ô COISINHAMARLINDINHAZINHADIMAMAEZINHAZINHAZINHAZINHAZINHA......" hahahahaha
    Adorei, Angelous!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Chorei...hahahahahha..pra variar!! :)

    Somos assim pq temos vc como mae! Maravilhosa!
    Vc e a melhor mae do mundo!!
    Te amo mais que tudo nessa vida!
    Bee

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Que declaração de amor!

    ResponderExcluir
  5. LINDO DEMAIS, TIA!!! Essa dinâmica que vcs têm, esse amor misturado com ciúme e proteção é um privilégio poder sentir isso bem de perto.
    Vai ser difícil bater esse post hein?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Chorei de novo!! hahahaha
    Te amo demais, mãe...

    ResponderExcluir
  7. Não me canso de ler esse post. É uma das coisas mais lindas que eu já li na vida!! Vc é foda, Angelous! Te amo pacas! ;)

    Nana

    ResponderExcluir