quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SANTO DE DEVOÇÃO

Você sumiu, mulher, por onde você anda?
Por aí, pela vida.
Mas, por aí, onde?
(Pera lá. Eu tenho que dar satisfações a alguém?)
Por aí, ora, trabalhando, indo à toa, vindo quando quero.
Que mania é essa de, quando encontramos um conhecido, termos que dar relatório completo do que fazemos quando não estamos debaixo de seus olhos?
Isso me dá uma irritação!
Porque, determinadas pessoas, não encontram alguém e, simplesmente, ficam felizes por revê-lo?
Não! Têm que cravar de perguntas o infeliz.
Parece que querem arrancar a confissão de que a vida dele é sem graça, que falta sal no seu dia e pimenta na sua noite.
Gosto da minha vidinha e, até esse gostar, é um espanto pra eles.
É claro que gostaria de mudar algumas coisas. Arrumaria de uma forma diferente a minha bagunça interior, daria um trato nos relacionamentos, não varreria algumas situações pra debaixo do tapete e poria muito entulho no lixo.
Mas, vem cá, isso é conversa pra terapeuta! Ou tá pensando que vou contar as minhas mazelas prá virar conversa de salão de beleza?
Sai fora, nem é meu amigo!
Com amigo é diferente. Primeiro, não tem cobrança, amigo fica feliz por saber que você ainda existe e que existe pra você. Segundo, amigo que é amigo, sabe como você está, mesmo sem que te veja sempre, em alguns casos, por anos.
Tenho alguns poucos amigos que classifico como irmãos de alma, ou de cabeça. Alguns já cantaram pra subir mas continuam em mim, outros, como eu, estão por aí, indo e vindo, conforme o vento, conforme a lua.
Amigos, de verdade, vivem em um mundo paralelo onde não existe tempo, não existe distância.
Amizade é mais importante, até, do que amor. (Lógico que na amizade está contido o amor, você entendeu, né? Então, não sacrifica).
Amigo é a família que a gente escolhe, não é obrigado a fazer parte dela, como em família de sangue.
Agora, cá pra nós, tem coisa mais chata do que alguém, que você conheceu ontem, se arvorar de íntimo? Te conheço, pessoa? Tá pensando que minha vida é livro? Que vou dar noite de autógrafo pra vampiro? Amaluqueceu?
Tenho um faro, finíssimo, pra sanguessuga e paciência nenhuma pra conviver com o demo.
Vade retro, coisa ruim, volte pras trevas da sua  vida!
Sou mariposa, vou em direção à luz!
Quero lá neguinho me assombrando com seus problemas?
Porque, não se iluda, o chato quer sempre puxar o seu fio pra desenrolar a meada dele.
É só dar corda que ele vai desfiar, com certeza, seu rosário.
Tá pensando que ele tá interessado em você? Neca de pitibiriba!
O que ele quer, mesmo, é que você o ouça falar por horas, que você saiba como ele é maravilhoso, apesar dos perrengues que passa. Como ele enfrenta os perigos da vida com valentia, como ferem seus sentimentos e, ainda assim, ele perdoa e vai em frente. Praticamente, um santo.
De você ele só quer confissões cabeludas, pra dar primeira página na mesa de bar.
Presta atenção,meu caro, santo eu já tenho um que mora na minha cabeceira, é mudo e não julga.
Converso com ele todas as noites e, às vezes, durante o dia.
Basta tocá-lo pra saber que vou encontrar respostas e alívio, tenho uma fé danada nele!
Ele não falha, está sempre ao alcance e não me cobra quando me afasto um pouco pra adorar outros santos. Ele sabe que eu volto com novas ideias, que fui buscar fora dele, mas mais devotada à ele.
Ele é meu melhor amigo e minha inspiração.
Enxergo melhor, agora. Ele me deu lentes de aumento. Aposentei o binóculo, parei de apreciar e comecei a participar da minha própria vida.
Ele me ensinou a não querer ter sempre razão, que o que vale é ser feliz.
Esse é meu amigão!
Ele me dá o que eu preciso e não me tira nada.
Olha aí, chatos de plantão, vou dar a dica e espero que vocês usem, com sabedoria, seus ensinamentos e que vocês possam encontrar, através dele, a inteligência de viver que falta em suas vidas. 
Meu melhor amigo e santo de cabeceira, é poeta.
Seu nome é São Ferreira Gullar.
E, por favor, afastem de mim seus cálices!

3 comentários:

  1. Hahahahahahaha! Sei bem o que é isso..
    E sei bem pq escreveu! hahahahahha
    Te amo, mãe!
    Vc é minha inspiração!

    ResponderExcluir
  2. Ao ler este post, não saía da minha cabeça a célebre frase que sempre ouvi vc dizer: "amigo a gente escolhe, família a gente atura." Amigo é a família q escolhemos...ainda assim tem uns q teimam em forçar uma barra para ganhar sua amizade de qualquer jeito...coitados...amizade se conquista sem sentir, é natural, uma coisa que flui...
    ADOREI TIA!!!!
    Até amanhã!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. beckett sempre foi CHATOLA!!! :)

    ResponderExcluir