quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FESTA LIBERADA

Tá ficando difícil existir depois dos 60!
Por favor, acompanhe meu raciocínio.
Nascemos, como todo mundo, batalhamos, como todos, criamos filhos, ou não, fazemos carreira, encaramos dupla jornada, casa e trabalho (determinadas vezes no mesmo local), pagamos taxas e impostos e, quando nos aposentamos, achamos que vamos usufruir do que plantamos. Aí a porca torce o rabo!
Somos cobradas pelo tempo que temos de sobra. Filhos querem que nos tornemos babás de seus rebentos. Nada contra, uma vez ou outra, mas em tempo integral, peraí, né? Quem pariu Mateus que o embale! A casa vira creche e o santo sossego vai pro espaço. Por que casa de avó tem que estar aberta sempre? Onde está escrito? Assinamos esse contrato?
Não tivemos essa facilidade (eu, pelo menos, não tive) e ninguém morreu por causa disso. Planejávamos o dia em função das obrigações e, se tivéssemos espaço, incluíamos diversão.
Agora, não. Se você é idosa (argh), automaticamente, você é uma desocupada. Então, vamos ocupar o tempo livre da coitada pra não dar chance à depressão. Sofro disso, não! 
Devagar com o andor! Sou santa de barro!
Meu tempo, disponível ou não, me pertence, conquistei esse direito!
Se existe marido e se, pior dos mundos, também está aposentado, aí o bicho pega!
A tal cara metade, por não ter vontade de fazer mais nada na vida, resolve te alugar um quarto no hospício. Te enlouquece dentro de casa.
-"Meu bem, me dá um café, um copo d'água, o jornal, a meia, a vida!" 
Tem perna, não? E o que foi feito dos dois bracinhos? Perdeu a capacidade de se movimentar? Não ganho pra isso!
Brigamos por direitos iguais, por emancipação, queimamos soutien em praça pública, abrimos caminho para as mulheres que vieram depois e, na bendita meia idade, ainda temos que brigar pra respeitarem nosso espaço? Comigo não, violão!
Sei ser macho quando é preciso, dou cotovelada, chuto canelas e vou passando. Mas é desgastante. Ter que marcar território pra não permitir invasão, é dose!
Não gramei na vida pra ser governanta de luxo.
Se quero viajar sòzinha é um Deus nos acuda! Na minha idade?! Vou ficar exposta aos piores perigos da vida, vão se aproveitar de mim, vão me enganar, roubar. Não estou senil, sempre cuidei de mim e dos outros, então qual o problema?
-"Mas vai aproveitar o que se vai estar só?"
E eu preciso de companhia pra me divertir? EU me faço muito boa companhia, além de gostar de ficar só.
Perdemos visibilidade, somos o apêndice, a mãe, a esposa, a companheira, deixamos de ser uma pessoa, viramos uma entidade. 
Desencosta, me deixa em paz!
Enquanto tiver capacidade motora e intelectual, tô na pista!
Que mania de determinar o que podemos ou não, de controlar nossos desejos, de dirigir nossas vidas!
Vai procurar uma louça pra lavar, uma faxina, uma ocupação!
Temos curiosidade, disposição, tempo livre e sempre tem um piolho prá embaçar.
Homem, então, é batata!
Como envelhecem mal!
Se têm companheiras, desaprendem de fazer até a barba, se largam e querem que viremos acompanhantes. Sugam nosso prazer e quase que nos obrigam a viver a vidinha modorrenta deles.
Tem as que se entregam e tem as que se rebelam. Já sabem à qual grupo pertenço, né?
Não escorrego nessa casca de banana, nem por um decreto!
E tem os disponíveis, para as menores de trinta!
Sem chance de uma mulher madura atrair a atenção de um homem da mesma idade ou mais.
Esses vão atrás de jovens, em busca da fonte da juventude. Acreditam, ou se deixam enganar, que são páreo pra homens mais jovens! Exibem essas garotas como troféus! Mas seus baratos saem caréssimos e só se dão conta quando elas mudam de paizinho.
Já nós, se saimos com um homem mais jovem, vixe, o céu vem  abaixo.
Como pode uma velha com um menino? Deve estar bancando os luxos do garotão!
Quer dizer que, se fosse assim, eles podem e nós não?
Ah, dá um tempo!
Se pudermos bancar e aproveitar, por que nâo?
Só não vale nos iludirmos, eles estão trocando benefícios conosco.
É toma lá dá cá. E libere a festa!
Tenho 61 anos, corpinho de 59, saúde de ferro, cabeça boa e aberta, raciocínio em dia e muita vontade de viver.
Não cobro, não freio a vida de ninguém, não empaco, não peço nada além de me deixarem aproveitar o ar que respiro e que tentam cortar.
Pode ser que nada mais aconteça em minha vida que mude meu rumo, mas o que vier , eu traço.

Um comentário:

  1. Nossa, que gana hein tia!!!
    Esse post é muito você!!! Parecia que estava conversando contigo numa dessas tardes na sua sala.
    Essa é uma revolta muito boa, liberta, movimenta, sacode e principalmente nos faz sentir viva!!!
    Estou orgulhosa da tia que tenho, viu?
    Será q um dia eu aprendo a ser assim?
    Bjssss

    ResponderExcluir