quarta-feira, 23 de março de 2011

TIM TIM POR TIM TIM

Já chegou batendo com a mão espalmada sobre o balcão.
- Chega pro lado de cá, Zequinha, vamo levá uma conversinha.
- Jaqueline, que sastifação!
- Sastifação, uma ova, quero trocá umas idéia contigo.
- O Nem te expricô direito o que eu tô querendo fazê?
- Tu num tá querendo fazê nada, tu tá querendo é que a pessoa aqui faz pra você.
- Minha querida, vai sê bom pros dois lado.
- Vamo combiná esse treco.
- Seguinte, tu faz os tira gosto e eu ofereço o bar pra tu vendê.
- Peraí, colega, que o buraco é mais embaixo.
Nem chega e vai sentando na única mesa do recinto.
- Ô Nem, tu num disse cumé que é a parceria?
- O Nem vai ficar é com a boca fechada, que a conversa é com quem vai suá a camisa, no caso, eu.
- Tá certa, só perguntei se ele tinha...
- Ele falô comigo e eu vim aqui pra acertá uns pobreminha.
- Ah, então pode falá.
- Vô falá rápido que eu já tô com o feijão no fogo pra fazê os caldinho pra amanhã. A cumadi tá de olho pra mim.
- Ah, vai tê caldinho?
- Pra começá vai sê caldinho e torresmo, que dá sustança. E mais nadica de nada.
- Só isso?
- E lamba os beiço.
- Pensei...
- Pensa, não, Zequinha, deixa que eu penso, minhas idéia é melhó que a tua.
- Tem razão, Jaquinha, melhó você prepará o cardápio.
- Tem cardápio, não. É só isso mesmo que eu num vô ficar na cozinha enquanto vocês se diverte.
- Bom, então tá combinado.
Nem dá um risinho e diz:
- Agora é que ela vai começá a combiná.
- Ah, é? Pensei que...
- Já falei pra num pensá, rapaz.
- Zequinha, cala o bico que nem eu.
- Tô calado, tô quetinho.
- Bom, é o seguinte. Tu tentô dá uma de esperto pra cima da gente, mas num vai colá, não.
- Eu só...
- Shi, shi, shi, calado. Vai sê desse jeito: eu faço os caldinho, Nem traz o bloco, tu entra com as bebida, a cumadi ajuda a atendê e a menina da Cidinha vai ficá de "doruma".
- Quê qué isso, "doruma"?
- A Socorro, filha da Cidinha, me ensinô que bar chique tem "doruma", que é aquela moça que fica na porta dizendo quem pode e quem num pode entrar.
- Mas o barzinho aqui é modesto, tem precisão disso não.
- Tu pensa pequeno, né não? Tem que pensá grande, já começá nos trinque.
- Tá bom, é só isso?
- Quem vai ficá no balcão, servindo cerveja, é o meu sobrinho, porque ele é crente, num bebe. Se vocês ficá tomando conta do bar, num vai tê cerveja que chegue, tu e o Nem vai tomá todas.
- E eu faço o que?
- Tu vai dá sociedade pra gente.
- Aí, não, né, Jaqui.
- Aí, sim, Zequinha, porque nós é que vai fazê o trabalho pesado, tu só tá entrando com as bebida e o lugá, o resto é com a gente.
- Eu te avisei, Zequinha, que a Jaqui é parada dura.
- Sô parada dura, não, Nem, num sou é otária que nem tu.
- Meu benzinho, eu só falei que você entende de negoço.
- Vem cá, Jaqui, eu faço o quê na sociedade?
- Tu entra com o dinheiro e nós entra com o trabalho. Depois que começá e, se Deus quiser vai dá certo, a gente divide os lucro meio a meio. Tá combinado?
- E eu vô ficá só olhando?
- Tu qué vida melhó? Só no refresco?
- Então eu vou administrá a grana.
- Comigo do lado, de olho, porque, quem vai ficá na caixa, sou eu.
- Jaqui, eu posso, pelo menos, ficá no salão?
- Pode, tu vai tocar pandeiro na roda de samba que o bloco vai fazê.
- Mas eu num sei tocá nada.
- Tu tem até amanhã pra aprendê.
- Então, deixa vê se eu entendi.
- Num tem dificuldade nenhuma, só burro que num entende.
- Tá, você toma conta de tudo e eu só toco pandeiro.
- E entra com a grana pra iniciar a parada.
- É, foi o que eu entendi.
- Viu? Fácil, né? Agora dá os trocado aí que eu já investi no feijão e nos torresmo.
- Pega aí. Num se preocupa com o troco, não.
- Falô. Vamo abafá, tu vai vê!
Jaqueline dá um beijinho na testa de Nem e vai cuidar da vida.
- Ô Nem, me exprica o quê que aconteceu aqui?
- Tu botô a Jaqui no negoço.
- Num foi isso, não. Tõ achando que ela é que me tirou do negoço.
- Zequinha, num tenta entendê, não. Tô com ela tem mais de vinte ano e até agora eu fico na dúvida, quando ela diz pra mim que eu me dei bem com ela. Sabe cumé? Fico achando que eu num entendi direito, que quem se deu bem foi ela.
- Sabe que eu tô com essa sensação?
- Relaxa, cumpadi, pelo menos tu num vai se preocupá com o trabalho.
- Mas vô morrê na grana.
- Ah, Zequinha, a Jaqui esqueceu de te dizer que a limpeza do ambiente é por tua conta.
- ?
- Tô indo, tenho que prepará a beca pra amanhã. Aproveita pra descansá que a festa tá prometendo. 

2 comentários: