segunda-feira, 21 de março de 2011

COM FÉ

A faixa estendida na porta anunciava a inauguração do bar: " Quisila do Capeta, sob nova direção".
Nem parou em frente ao bar do Zequinha e chiou.
- Como é que é, Zequinha? Quisila do Capeta?
- Tu vem, né? É amanhã.
- Rapaz, esse nome é do meu bloco.
- Que, por sinal, eu que batizei, certo?
- E dai? O pertencimento é do bloco.
- Nem, meu querido, vamo juntá o útil ao agradável, sacou?
- Não, num saquei nada. Tô ficando passado, tu tá querendo pegá carona no meu bloco?
- Presta atenção. O bar vai sê o ponto de encontro da rapaziada, teu bloco vai se juntá aqui, manja?
- O que eu tô manjando é que tu qué faturá em cima da gente.
- Senta aí, vamo falá de negóços.
- Tem negóço, não, colega, tu tá querendo me passá a perna.
- Que isso, Nem? Tu me conhece desde que a gente era moleque, tu acha que eu vô mandá mal com um irmão?
- Num sô teu irmão, e tem irmão que estrepa o outro por ganânça.
- Tô de ganânça, não. Se você escutá minha proposta, vai vê que é legal pra todo mundo.
- Tá legal, vou escutá, mas fica sabendo que eu tô p... da vida contigo.
- Esfria, aí, tu vai gostá.
- Manda logo, antes que eu encha os pacová e me mande daqui.
- Olha só, Nem, o bloco foi um sucesso, todo mundo brincou sem nenhum pobrema, saiu até no jornal. As repórter que tava lá adorou tudo, o povo na maior paz, só se divertindo, até o nome elas gostou, só num entendi por que elas falou que "escrever quisila era uma sacada, deliciosamente, debochada".
- Vai vê tu escreveu errado.
- Será? Vai vê é com K. Kisila.
- Pode sê.
- Depois eu vejo no "pai dos burro". Qué uma geladinha pra molhá a palavra?
- Manda, mas a palavra tá contigo. Me exprica aí os parangolé que tu tá tramando.
- É o seguinte. Vamo aproveitá o sucesso do bloco, que eu batizei, e botá o meu sujinho na parada.
- Se vai ficá jogando na cara que tu inventou o nome, pega ele e ...tu sabe onde enfiá, né?
- Calma, cumpadi, a oferta é quente.
- Diz logo, pô!
- Vamo fazê uma parceria, tu entra com o bloco e eu entro com o lugá.
- E o quê que eu ganho com isso?
- Te dou uma participaçãozinha nos lucro e tu ganha um lugá pra ensaiá.
- Que participação é essa?
- Ah, sabia que tu ia ficá interessado.
- Eu trago os pessoal pra sambar aqui, tu usa o nome e aí?
- Aí tu fala pra tua patroa fazê os tira- gosto e eu entro com as bebida.
- A Jaqueline não vai topá.
- Por quê que não?
- Porque ela é que vai tê trabalho pra gente faturá, mané!
- Dá um por fora pra ela.
- Vai dependê do que tu vai me dá.
- Num vô te dá nada, tu vai vendê aqui, no meio do furdunço, é isso que tu vai ganhá.
- Peraí, mas tu vai me dá o capital pra começá a fazê os quitute?
- Pô, vô tê que comparecê?
- Cumé que eu vô comprá os ingrediente?
- Tá legal, vamo começá fazendo um poquinho de cada coisa, umas empadinha, uns pastel, coisinha assim, que tem saída e forra o estômago pra poder entorná a cerveja.
- Falá nisso, essa já secou, manda vê outra.
- Já tá me dando prejú, mas tudo bem, enxuga outra garrafa.
- Zequinha, já que vamo ser sóços...
- É, num é bem sóços, que eu num vô te dá um pedaço do meu modesto barzinho.
- Então, tu tá nesse lero pra que?
- Tu vai faturá nos salgadinho e o bloco vai crescê, aí tu leva uns manguá nas fantasia.
- Vô pensá.
- Pensa logo que a inauguração é amanhã.
- E os salgadinho? Num vai dá tempo de prepará.
- Com  vontade, dá. Aperta a Jaqueline que ela faz, na boa.
- Vô lá, então. Te dô a resposta daqui a poco.
- Tu tem uma horinha pra resolvê.
- E se num resolvê, quê que tu vai fazê? Todo mundo sabe que esse nome é do meu bloco!
- Boto Kisila, e tu num ganha nada.
- Peraí, tu num vai  fazê isso comigo.
- Tu tem uma hora e aí eu mando trocá as letrinha da faixa. E vai passando a grana das breja que tu tomô. Agora é assim. Virei empresário e num sustento mais amigo ingrato.
- Zequinha, ainda nem dei a resposta!
- Mas já tomou as gelada.
- Pensei que era por conta da parceria.
- Pensando morreu um burro.
- Tá legal, tá certo, vamo trabalhá junto.
- Assim é que se fala. Vamo bombá. Bangu vai entrá no mapa dos boteco.
- Vô na tua.
- Vem com fé, colega.
- Agora deixa eu dá a notiça pra Jaque, reza aí pra ela não me matá.
- Vai com fé, colega.
- Só espero que essa história de Quisila num desça pros cascos do demo e ela me dê uns coice.
- São Jorge é mais, cumpadi, São Jorge é mais.



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário