terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SENHORA DE SI

Era de amanhecer e anoitecer.
Pela manhã, despertava com a noite nos olhos, com o corpo entorpecido, com a mente adormecida.
Limpava os vestígios da vigília, nutria o desejo.
De manhã, era de servir a mesa, alimentar o corpo.
Respirava sol, esquentava a pele, se preparava.
Era senhora, de dia. Mantinha o prumo, domava a loucura, exercia a sensatez.
Varria o tapete, lavava as taças, secava as lágrimas.
À tarde, começava a anoitecer.
Abria o bar, trocava a pele.
Banhava o corpo, prendia os cabelos, se buscava no espelho.
Os olhos, antes semicerrados, se abriam, deixavam a luz e o brilho entrar.
Pintava a boca e bordava o corpo.
Era quando a outra chegava, de mansinho.
Primeiro, menina, desnudando o corpo, revelando mistérios, aprendendo a se transformar.
Depois, mulher, não mais a que servia a mesa, mas a que devorava a vida.
Quando a noite chegava, estava desperta.
Inspirava lua, expirava vento.
Livre da senhora do dia, podia ser a dona da noite.
E, finalmente, soltava os cabelos e a fera.
Desfazia a cama e os nós.
Pisava no tapete limpo pela senhora, deixava pegadas de fogo, marcava a pele com dentes e língua.
A lucidez, varria. A alma, lavava. A pele, ardia. O desejo, queimava.
Mordia o lábio, cravava as unhas, aguava o corpo. 
Fazia chover, guardava o segredo, confessava pecados.
Descobria caminhos, invertia a ordem.
Enchia as taças, bebia o vinho e lambia o mel.
O sal do dia era esquecido, as lágrimas viravam suor.
Despudorava, enlouquecia.
De dia, vagava em território conhecido.
À noite, cavalgava sem destino.
E chegava ao seu lugar.
Quando amanhecia, guardava a noite.
De dia, anoitecia.
À noite, vivia.

20 comentários:

  1. Sempre leio sem limites
    ou censura.
    Deixando a alma vagar
    separo
    esses versos seus:
    "Quando amanhecia, guardava a noite.
    De dia, anoitecia.
    À noite, vivia."

    E grito aplaudindo de pé:
    Bravooo!

    Bjins
    Catiaho Alc.
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catiaho.
      Nem sei se mereço o "Bravo!", mas adorei seu aplauso!
      Quando escrevo e alguém como você lê, sem limites ou censura, sinto que não estou tão só, que mais uma pessoa entende o que digo e me acarinha com um comentário como o seu. Obrigada. Bjs.

      Excluir
  2. Devo agradecer ao meu querido Paulo o ter-me avisado da existência de seu blogue!

    A si, parabéns .

    Tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São.
      De tão longe veio e tão perto chegou!
      Também eu, agradeço ao nosso amigo virtual, a chance de ter contato com pessoas como você. Muito obrigada pela sua visita e, por favor, volte sempre.
      Bjs

      Excluir
  3. Ela é uma mulher! Cheia de vontades...
    Durante o dia a senhora que servia a casa,e de noite ela é simplesmente ELA!!
    Belíssimo texto!! Adorei o convite,muito obrigada por me trazer aqui! Neste paraíso.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nelma, tão fácil ser e tão difícil exercer.
      Temos o poder da multiplicação, senhora, mãe, menina, mas quando a MULHER se apresenta...fica ingovernável! E isso assusta.
      Obrigada pela presença e pelo comentário, sua visita foi mais que bem vinda!
      Beijo.

      Excluir
  4. Muito bom, parabéns Angela V. Também eu vim por causa do danado do Paulo Tamburro e digo-lhe mais, melhores referencias, voce certamente não poderia ter moça!
    Gostei e vou continuar a visita-la com frequência,esteja certa.
    Abraços da Gue
    Ps. Se tiver oportunidade visite-me no http://escritoressemfronteiras2.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não sei, minha Guerreira? Tenho as melhores referências e espero não decepcionar.
      E se você gostou e promete voltar, acho que não ficou desapontada.
      Vou visitá-la, com toda a certeza, e sei que vou gostar do que vou encontrar por lá. Já faço parte do seu exército, Guerreira Xue.
      Um beijo.

      Excluir
  5. Muito bom teu texto!

    Esse buscar-se no espelho deve ser tarefa diária de toda mulher!
    Adorei!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Marlene?
      Só o espelho nos mostra o que somos. Mas é nesse reflexo que podemos nos transformar no que queremos ser.
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  6. Boa noite Ângela!

    Venho a convite do amigo Paulo do Blog "Falando Sério". E pelo bom gosto dele, já era de se esperar a qualidade deste espaço.
    Belissimo o que se lê por aqui! Parabens pelas belissimas postagem a encher os olhos de quem tem a sorte de conhecer,

    Vou deixar meus links caso queira me fazer uma visita,
    Será muito bem-vinda!

    http://temosatitude.blogspot.com.br
    http://asasdosversosmeus.blogspot.com.br

    Lindo esse texto!
    Ser senhora de si é tudo que por vezes almejamos!. É bom ser feita de momentos, Ser livre pra ser noite e dia,. Sol e chuva.. Brisa e ventania....

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lu.
      Quem disse que responsabilidade não condiz com desejo? Que vontades devem ser sufocadas pelo cotidiano? Conciliar é difícil, mas não impossível.

      Sua visita me deixou em um destes momentos de sol e brisa.
      Vou visitá-la, sem nenhuma dúvida.

      E quanto ao nosso amigo, que dizer de tamanha generosidade?
      Ele me emprestou seus amigos prá que minha festa acontecesse.
      Não sei como, descobriu que eu havia voltado e me fez essa surpresa.
      À ele, minha gratidão.
      À você, um beijo e obrigada;

      Excluir
  7. Olá Angela, vim conhecer o seu blog logo que recebi o convite do amigo Paulo. Quase não há palavras para descrever tanta riqueza em sua escrita.Em sua crônica " Senhora de si" ,podemos fazer diversas leituras. Você escreve com a alma , como o corpo, com todas as sensações e emoções possíveis.Dá-nos mil ideias o que nos faz bem.Adorei seu espaço , virei mais vezes para ler aqui.
    Angela, se puder visite o blog da amiga Lindalva.
    http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/
    Estou participando do TOP BLOGUEIRO. Fico-lhe muito grata. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Marli.
    Estou tão feliz com o carinho que estou recebendo!
    Sou uma escrevinhadora. como diria Vargas Llosa.
    Se atinjo pessoas como você, meu Nobel já está ganho!
    Vou visitar o blog indicado, agora.
    E volte mesmo!
    Obrigada por ter vindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Angela parabéns seus textos são belíssimo.
    Estou acompanhado e amando.
    Não deixe de escrever nunca !
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Moema.
    Que bom que você voltou!
    E vou seguir seu conselho.
    Espero continuar contando com você.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog, textos apaixonados e apaixonantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone.
      Você não faz ideia de como estou surpresa com a vinda de vocês.
      E feliz por ser aceita e entendida.
      Obrigada, muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijo.

      Excluir
  12. Olá Angela!
    Eu tb. vim aqui através da indicação do Paulo e gostei muito do seu texto!
    Vou continuar passeando por aqui, certo!
    Toma a liberdade de deixar meus os meus Blogs caso queira me fazer uma visita,
    Será muito bem-vinda!
    http://faletesan.blogspot.com.br/
    http://papy-escrevendopalavras.blogspot.com.br/
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fatima.
      Não esperava que essa indicação, que eu só soube por vocês, fosse gerar tantas novas amizades e espero não frustrar a generosidade dessa acolhida.
      Darei, sim, uma passada nos seus blogs.
      Obrigada por ter vindo por aqui e ter gostado.
      Beijo.

      Excluir