sábado, 8 de fevereiro de 2014

O CAMINHO EM MIM

" Se essa rua, se essa rua fosse minha,
eu mandava, eu mandava ladrilhar,
com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante,
só pro meu, só pro meu amor passar..."
( Cantiga de Roda ).

Meu caminho é acidentado, íngreme, quem quiser percorrê-lo, pode se machucar.
Sei que é preciso tenacidade, determinação, prá chegar à mim.
Não sou fácil, não sou leitura dinâmica, dou trabalho.
Quem achar que pode passar os olhos, rapidamente, por mim, vai ficar na leitura rasa e sou prá leitor atento.
Sou estiva, sou complexa, sou mulher.
Não faço jogos, nem sei jogar.
O que se vê é o que se tem.
Não levo desaforo prá casa, compro briga e pago à vista.
Tento ficar longe dos atritos, mas não fujo da raia.
Respeito na mesma medida em que sou respeitada.
Não sou caminho do meio, sou estrada de mão única.
Se vou, vou com certezas, detesto contra mão.
Erro algumas entradas, mas sempre acho a saída.
Tenho declives perigosos, em contrapartida tenho aclives suaves.
Não forço a marcha, reconheço o limite de velocidade que o momento pede.

Se eu pudesse mudar minha paisagem, seria uma estrada em linha reta, infinita e bem pavimentada, prá que pudesse ser percorrida em segurança, com o horizonte claro, a música perfeita, o tempo ideal.
Seria ensolarada, talvez estrelada, seria viagem de férias.
Seria brisa, não ventania. Seria refúgio seguro.
Teria relva em mim para o seu descanso.

E teria retorno, possibilidade de acertar o caminho errado.

" Se eu fosse essa rua, 
se eu fosse... 
mas não sou".






12 comentários:

  1. Não é rua, é uma autoestrada de inteligência, que dá gosto ler!

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. São.
    Com tantos descaminhos em mim, você me vê como uma autoestrada!
    Com seu comentário, sinto que não sou via secundária.
    Obrigada por voltar e por gostar do que leu.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Angela,
    O problema é o se.
    Se eu pudesse gostaria de ser um anjo para voar onde quisesse, mas como sou humana tenho que passar pelas peripécias que a vida me reserva.
    Mas também sei lutar contra o acaso.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Dorli.
    O "se" como hipótese, não acrescenta uma vírgula na nossa história de vida.
    Por isso, somos o que somos e não o que gostaríamos de ser, "se' pudéssemos. São as tais das escolhas, né?
    Quanto ao acaso, não sei lutar contra, sei enfrentar ou aceitar.
    Como somos humanos e imperfeitos, sonhamos com os "se".
    Obrigada, mesmo, pelo seu comentário instigante.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto e mostra a luta e sensibilidade feminina dentro do "SE" da vida, mas é ele quem dá força para seguir, tentar mudar e realizar. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Neusa, temos tantos "se" passados.
      A tentativa de mudança, transforma os "se" futuros em força prá seguir adiante, na esperança de melhorar , cada vez mais, a pessoa que construímos todo santo dia.
      Beijo e obrigada pela visita e pelo seu sensível comentário.

      Excluir
  6. Boa noite Angela.

    Cheguei até você por indicação do Paulo Tamburro.

    Nossa, estou encantada com tuas letras, em algumas passagens até me vi, noutras, achei muito diferentes de mim... rs... Lindo demais poder constatar as muitas vias que cabem em nós...

    Lindo o teu dom, parabéns pela sabedoria tbm, um abraço, Lu.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lucy Mara.
    Estou muito feliz pela receptividade dos amigos de Paulo.
    E surpresa de ver como, nós mulheres, somos parecidas.
    Temos pequenas diferenças mas, no geral, rezamos na mesma cartilha: sermos mais e melhores.
    Obrigada por ter tido a gentileza de conferir a indicação.
    E que bom que gostou!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Angela, somos rua, caminho ,somos trilha e somos estrada, somos tudo que disseste e de vez em quando... ainda nos sentimos nada.
    E que nossas pernas e vontade nos levem...
    Lindas palavras!!
    Abraço amigo da Gue. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, Guerreira, como o pseudônimo.
      Somos tanto e nos sentimos nada?
      Nada é o vazio e, definitivamente, somos tudo.
      A riqueza de sentimentos, a variedade de atitudes e a força motriz da vida.
      Afinal, geramos vidas.
      Vamos à luta, com nossas pernas, vontades e inteligência emocional.
      Beijo.

      Excluir
  9. Olá Angela
    Vim a convite do Paulo e a beleza do seu espaço só veio confirmar a qualidade das postagens da tua linda casa virtual.
    Somos veredas, somos trilhas, somos estrada. Estamos sempre em busca de algo.
    Parabéns pelo belo texto.
    Se lhe apetecer faça-me uma visita. http:gracitamensagens.blogspot.co.br
    Um carinhoso abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer, Gracita, te receber em minha casa, mesmo que seja virtual.
      E somos, sim, todos os caminhos e os nomes que tiverem.
      A beleza disto é que nossas buscas não se tornam tão difíceis se soubermos onde queremos chegar, ainda que tenhamos que mudar o rumo.
      Vou te visitar, certamente.
      Beijo.

      Excluir