quarta-feira, 19 de março de 2014

UM DIA, À CADA DIA.

Tenho a pretensão de achar que me renovo a cada dia.
Renasço, a cada amanhecer.
Quando desperto, sinto que não é somente um novo dia, mas um primeiro dia.
Nada me prende ao passado, a caminhada já feita.
Deixei minhas pegadas por aí, rastros do que fui, vestígios do que fiz.
Não tenho nenhum apego, nenhuma amarra.
Fracassos e sucessos, alegrias e tristezas, amores e rejeições, afetos e desafetos, todos ficaram no desvio da estrada que percorri. Não levo excesso de peso.
O que fui, o que fiz, foi um aprendizado, não preciso voltar à escola para reaprender a traçar minha rota.
Usei régua, compasso, calculei os catetos de minha hipotenusa, soletrei, conjuguei, formei as frases que precisava. Li, escrevi, e criei meu próprio livro. O livro de minha vida.
Fui abençoada, comunguei, pequei, me penitenciei, rezei a oração devida.
Vivi cada fase aprendendo. 
Aprendi a amar, a odiar, a rir e chorar. Aprendi que viver não é fácil nem difícil, é só aceitar os desafios e encará-los. Não fui vencedora em todos os embates, nem perdedora.
Usei as armas que dispunha, feri e fui ferida, mas nunca trapaceei.
Tive meu orgulho ferido, meu ego machucado, minha carne lacerada.
E tive, por três vezes, a benção de ser mãe. Isso já vale toda uma vida.
Nunca procurei ser coroada, notada, recortada na multidão.
Ao contrário, sempre preferi o anonimato, a quase invisibilidade.
Gostava de ser mais uma e não a única.
Os louros de uma vida, só recebemos no fim, quando não há mais tempo de reverências.
Dizem que isso é enterrar o passado, mas acho que é não valorizar o ido e acabado.
Tenho uma vida para viver e ela acontece todo dia, não tenho nenhuma necessidade de trazer o passado para o presente.
Ele está em cada ruga de meu rosto, em cada gesto e atitude, está gravado em minha pele, em minha alma, em minha mente. Não preciso acessá-lo para existir.
Experimento cada dia sem bula, sem bússola, minha experiência me guia.
É só disso que eu preciso, um novo dia, que me leve à novas horas, que me faça respirar e agradecer por tudo que me acontecer. Um dia a mais, uma ruga a mais, um sorriso ou uma lágrima a mais, não importa.
Importa é que estou viva e atenta.
Um dia de cada vez, é assim que quero estar no mundo.
Para mim, basta um dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário